DraCarlaGóes

Beleza Sustentável

Como Pensar, Agir e Permanecer Jovem



Editora Integrare

Em Beleza sustentável – Como pensar, agir e permanecer jovem Editora Integrare, a médica-cirurgiã Carla Góes Souza Pérez propõe caminhos para manter corpo e mente saudáveis e belos diante dos hábitos da vida moderna como má alimentação, uso de agrotóxicos e medicamentos em larga escala, estresse, além da exposição constante às inúmeras mudanças climáticas e à poluição que podem ocasionar lesões nas células e doenças graves. O livro foi lançado nesta quarta-feira (17), às 19h, na Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim.

Com prefácio da jornalista Mônica Waldvogel, a obra explora aspectos indispensáveis para preservar saúde e qualidade de vida e defende que os tratamentos que resultam dos mais avançados conceitos tecnológicos são apenas coadjuvantes na busca do rejuvenescimento e da longevidade. Tão importante quanto o cuidado com a saúde e a preocupação em manter um corpo saudável deve ser a capacidade de auto-observação na avaliação de nossa essência e de nosso equilíbrio emocional. “É fundamental cultivar hábitos saudáveis, ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos. Tratamentos podem ajudar, mas as atitudes em prol da qualidade de vida é que fazem a diferença”, comenta a especialista.

Para a Dra Carla, iniciativas simples como intensificar o consumo de água, manter uma dieta equilibrada – que evite a ingestão de gorduras – e adotar a prática de atividades físicas são muito fáceis de serem adotadas e determinantes para o alcance de qualidade de vida. Tais iniciativas podem, por exemplo, evitar males comuns que afetam o organismo com a passagem do tempo, entre eles, a obesidade, a arteriosclerose, marcada pelo acúmulo de gorduras nas paredes das artérias e o mal de Alzheimer, patologia mais frequente em idosos, que afeta o cérebro lentamente. Outra atitude que pode ajudar a evitar problemas relacionados à saúde, segundo a autora, é o trabalho: “O cérebro é parte do corpo que precisa ser exercitada para se manter jovem e saudável. De forma regrada e nunca em excesso, o trabalho ajuda a manter o organismo ativo”, diz.